Praça Engenheiro Walter Faulhaber

                  Publicado Jornal Folha das Máquinas: 05/02/2019.

            PRAÇA ENGENHEIRO WALTER FAULHABER, DÉCADA DE 1950/60 

        A Praça Central foi delimitada no ano de 1901 e ao longo das décadas foram realizadas modificações. Guilherme Jacobs (Entrevista, 2014), relata que era empregado da Construtora Rehn e que ele, e outro pedreiro de sobrenome Rempel construíram o muro em pedras grês. Na Figura 1 pode-se verificar que não havia muros. 

                        Figura 1 - Foto 2.187 - Vista parcial de Panambi - década de 1950, Acervo do MAHP.

        Já a Figura 2 mostra as obras sendo realizadas nos canteiros e parte do muro construído.Na década de 1950, ocorreu a construção do Palanque Oficial e da Pira.  Em 1956 continuaram dentro das possibilidades orçamentárias, os trabalhos de remodelação, sempre de acordo com o plano elaborado no ano de 1955. A parte norte da praça recebeu, em toda periferia muros de aritmo, chapeadas com pedras grês e dotadas com plantas ornamentais, com borduras de buxus e flores.  Algumas árvores de sombras foram substituídas. Através do Decreto Municipal Nº 01/1964, de 13 de novembro de 1964 alterou o nome da Praça, de Mauricio Cardoso para Praça Engenheiro Walter Faulhaber.  

                      Figura 2-  Foto 2.187 - Vista parcial de Panambi -década de 1950.Acervo do MAHP.
      
Publicado Jornal Folha das Máquinas: 08/02/2019.

                PRAÇA ENGENHEIRO WALTER FAULHABER, DÉCADA DE 1950/60 

         O trânsito na Praça Engenheiro Walter Faulhaber até maio de 1965 não era regularizado. Os motoristas andavam de carro adentrando por qualquer uma das ruas, ou seja, em qualquer um dos quatro cantos. A Figura 1 observa-se os carros andando em sentidos diferentes. Em 1959 havia em Panambi 47 automóveis, 6 ônibus, 32 camionetes e 21 motociclos.

                                         Figura 1 - Foto Nº 2.183 - Praça Maurício Cardoso 1950.Acervo do MAHP.


                             Figura 2 - D XXXVIII 006 -Praça Engenheiro Walter Faulhaber. Acervo do MAHP.

                                    Praça Engenheiro Walter Faulhaber - Marco Zero.
                                Texto publicado no Jornal Folha das Máquinas 15/02/2019

PRAÇA ENGENHEIRO WALTER FAULHABER – MARCO ZERO 


 Os professores lotados no Museu e Arquivo Histórico Professor Hermann Wegermann - MAHP organizaram um Roteiro para visitação em 2018, para grupo de alunos e/ou grupo de pessoas da comunidade interessada em conhecer internamente a Praça Central. Esta atividade fez parte da 16º  Semana de Museus de 2018. Estaremos divulgando o histórico e fotos de alguns pontos selecionados, com o objetivo de contextualizar o histórico e a importância. O tema de hoje é sobre o “Marco Zero”.
O “Marco Zero” de uma cidade representa o seu centro geográfico, a partir do qual todas as medições de distância relativas a ela são estabelecidas. Essa referência marca o local onde a cidade teve origem.
 Entre 1957/1958 foi realizado pelo Exército um levantamento geodésico na região do Planalto Rio-grandense. Ao entrevistar Pio Neri Biavatti, em 2018, este informou que trabalhou na Prefeitura Municipal na gestão de 1977 a 1983 e acompanhou os trabalhos de demarcação de cotas, as quais foram ampliadas conforme documentos existentes no Arquivo Histórico do MAHP.

 O canteiro central da Praça Engenheiro Walter Faulhaber recebeu por sua vez a identificação do Marco Zero, ou seja, foi colocado um bloco de concreto em forma de pirâmide truncada, lugar que marca a cota 407 metros acima do nível do mar.  O Marco Zero não estava no lugar correto, por muitos anos havia sido deslocado, por motivo não identificado. Na gestão atual, pesquisou-se sobre a localização e após foi recolocado no seu devido lugar, por funcionários da Secretaria de Obras. O MAHP possui vasto material para aprofundar o presente tema. Observem as figuras 1, 2, 3 e 4, estas trazem informações do Marco Zero.

Figura 1 - Marco Zero

Figura 2 - Localização do Marco Zero na Praça Engenheiro Walter Faulhaber

                     Figura 3 - Localização do Marco Zero na Praça Engenheiro Walter Faulhaber


          Figura 4 - Visita guiada na Praça Engenheiro Walter Faulhaber - Observação da Localização do Marco Zero.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Emancipação de Panambi

Praça Engenheiro Walter Faulhaber -Placa dos Membros da Comissão Emancipacionista -