Autores Homenageados


Em organização....

3 – CARMEM ADRIANE RIBEIRO
Titulação                  
Ø  Graduada em História pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2001);
Ø  Mestra em Educação nas Ciências, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005);
Ø  Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2015).
Temas de Interesses
História e Fotografia, Cultura Visual, História Cultural e imigração, Educação, Ensino, Memória, Identidade, Imigração.
Atuação:
  Foi professora na Rede Estadual de julho de 2004 a fevereiro de 2008. Na Prefeitura Municipal atuou como professora e como Coordenadora do Museu e Arquivo Histórico Professor Hermann Wegermann (fevereiro de 2005 a abril de 2008). Foi coordenadora Pedagógica de História e Geografia na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Panambi em 2008.
 Foi Vice-Coordenadora do Gt História Cultural /RS (2016-2018). Participa dos GTs: História Cultural - RS e História, Imagem e Cultura Visual. Atua como pesquisadora e fotógrafa.
            Escreveu e tem publicado vários artigos científicos. E também organizadora de livros, como o livro Múltiplos Olhares, em 2008, pelo qual está sendo homenageada.

4- TEMIA WEHRMANN
Titulação:         
Ø  Habilitação Profissional para Magistério (1986);
Ø  Graduada em História pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003);
Ø  Especialista em Educação Especial pela Universidade de Tuiuti do Paraná (2009).
Temas de interesse:
Povoamento, Colonizadora Herrmann Meyer, Planos Diretores de Panambi, entre outros.  Organizadora da revista Panambi: de colônia a município. Autora de vários textos publicados na “Nossa Revista”.
Atuação:
 Professora concursada da rede estadual e municipal. Atuou como Professora (1987 a 2003) e Coordenadora de Escola (2004 a 2008) e no MAHP de 2009 a 2016. Atualmente trabalha no MAHP 40 horas, 20 horas permutada com a rede estadual.
            Escreveu e publicou vários artigos e foi a idealizadora, pesquisadora e organizadora da Revista Panambi: de colônia a município, pela qual está sendo homenageada.

5- BRUNO GUIDO WEHRMANN
  Titulação                  
Ø  Graduado em Pedagogia;
Ø  Especialista em Educação, com concentração em Orientação Educacional e Administração Escolar.
Temas de interesse:
Cultura e história de comunidades. Escreveu cinco livros e três verbetes. Os livros publicados foram: Condor: comunidade, história e cultura (1992), Comunidade Evangélica de Rincão Frente (1997), Condor: Comunidade, História e Cultura (2004), Efemérides Panambi/RS (2015), Comunidade Evangélica em Rincão Frente - 109 anos de História - 50 Anos de inauguração do templo (2017) e um livro em elaboração.
  É membro titular da Academia de Letras dos Municípios do Rio Grande do Sul, empossado em 21 de novembro de 1997, sendo detentor da cadeira 158.
Atuação:
Foi professor da Educação básica, atualmente aposentado na rede pública estadual. É desde 02 de junho de 1991, produtor e apresentador do programa “Nossa Cultura, Nossa Gente”, na Emissora Sulbrasileira Ltda de Panambi. Desde 28 de abril de 2009 é representante da Federação de Coros da Alemanha, em Panambi-RS. É trombonista e coordenador dos ensaios do Coro de Trambones da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Panambi, reativado em 28 de junho de 2013. Colaborador do MAHP.
 Escreveu e publicou vários artigos e livros, está sendo homenageado pelo livro Efemérides Panambi/RS.
6- ROSANE MÁRCIA NEUMANN
Titulação                  
Ø  Graduada em História, pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (2000);
Ø   Mestra em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003);
Ø   Doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009);
Ø  Pós-Doutorado pelo Lateinamerika-Institut (LAI), da Freie Universität Berlin, Alemanha (2017).
Temas de Interesse: 
    E/imigração alemã na América Latina século XIX e XX, representações do Rio Grande do Sul nos meios emigrantistas da Alemanha, colonização pública e privada no RS, empresas de colonização, trajetórias migratórias. 
Atuação:
  Foi professora da Rede Municipal de Panambi; Pesquisadora, líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Núcleo de Estudos de História de Imigração (NEHI). Professora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo /RS. 
 Escreveu e publicou vários artigos e livros, entre eles destacamos Uma Alemanha em Miniatura: o projeto de imigração e colonização étnico particular da Colonizadora Meyer no Noroeste do RS 1897 a 1932, pelo qual está sendo homenageada.

7 - IVO BEUTER
Titulação                  
Ø  Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria, 1968;
Ø  Realizou vários cursos de atualização em cardiologia no Instituto de Cardiologia Dante Pazanezzi - São Paulo – Capital.
Temas de interesse:
    Escreveu quatro livros publicados na área da História:  Drama de um povo; Nova Ubiratã, Município - Berço do Início da Colonização do Norte do Estado de Mato Grosso; A História da Família Beuter na América do Sul e De Elsenau a Panambi. A história de Panambi desde o tempo dos índios guaranis até o ano de 1955, ano da instalação do município. 1ª Edição. Neste ano de 2019 lança a 2º edição.
  Realizou o estudo histórico e do desenho do formato arquitetônico do Portal das Colonizações, construído na Praça Engenheiro Walter Faulhaber, no centro da cidade de Panambi no ano de 2012. É o idealizador do Portal das Colonizações.
Atuação:
     Do ano de 1973 até 1998, trabalhou como médico na cidade de Palmitos-SC e foi Diretor Clínico da Sociedade Assistencial e Hospitalar Palmitos. De 1999 até 2001, e 2004 até 2010 trabalhou na Prefeitura Municipal de Nova Ubiratã-MT.
    Trabalhou na Prefeitura Municipal de Sorriso - MT, no Distrito de Boa Esperança do Norte.
     Está aposentado e dedica-se a pesquisa sobre a história de Panambi. É colaborador do MAHP.  Fez várias doações de documentos e peças para o acervo.
     Escreveu e publicou vários artigos e livros, dentre os quais está sendo homenageado pelo livro A história de Panambi desde o tempo dos índios guaranis até o ano de 1955, ano da instalação do município.

   A Coordenadora do MAHP juntamente com a Secretária de Educação e Cultura convida a população de Panambi e região para visitar a I Exposição Temporária do MAHP/2019. Estará disponível para visitação até 10 de maio. Grupos poderão agendar pelo telefone 3375 3292. Horário: terça a sexta-feira das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.

Informações: Coordenadora do MAHP, Cléa Hempe.
Revisão: Elis Regina Bayer.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Praça Engenheiro Walter Faulhaber

Emancipação de Panambi

Praça Engenheiro Walter Faulhaber -Placa dos Membros da Comissão Emancipacionista -