Caixa Rural

                      Publicado no Jornal Folha das Máquinas 25.01.2019

A Caixa Rural de Neu-Wuerttemberg foi fundada em 25 de abril de 1931 e completará 88 anos em 2019, denominada atualmente SICREDI. Na primeira assembleia foi eleita a diretoria: presidente - Jorge R. Bender, gerente - Friedrich Krahe e Secretário - Jacob Schaefer.
Os sócios fundadores foram: Carlos Blum, Pedro Bock, João Henrique Rehn, Luiz Schaffazick, Adam Mueller, Jorge Reinoldo Bender, Ladislau Ziller, Oscar Waeckter, Jacob Schaefer, Leopoldo Hepp, Henrique Frederico Wiesner, Jorge Veek, Friedrich Krahe, Adolfo Henrique Franke, Ludwich Geckerler, João Knebelkamp, Edmundo Bock, Johann Hepp, Germano Blum, Otto Uemminghaus, Carlos Ketzer, Gottfried  Reusch, Gustav Plegge, Emílio Waibler, Otto Russ, Adolf Henn Sobrinho, Karl Dose, Guilherme Ritscher, Gottfried Hagmann, João L. Heinrich, Christian Danzer, Franz Schoellkopf, Gottlob Hoenes, João Morche, Frantz Rutz, Antonio Kuhn, Hermann Wegermann, Emílio Wegermann, Gustav David Lutz, Johannes Adler, Carlos Schaffazich e José Schulien (ATA nº 1/ 1931).
Os princípios cooperativos foram estabelecidos “Sob a guarda do adágio a união faz a força”(FOLHA DAS MÁQUINAS, 2001).
Inicialmente a Caixa  Rural funcionou em prédios alugados até passar para o prédio próprio.  Em janeiro de 1938 foi elaborada a planta para a construção da Sede própria, no terreno das esquinas Herrmann Meyer com a Gaspar Martins, neste ano já  possuía mais de 600 sócios. Logo foram iniciadas as obras, conforme mostra a Figura 1.
   
              Figura 1/Foto nº 8.055, Construção da Caixa Rural,1938.  Acervo do MAHP.

A Sede foi concluída em março de 1939, conforme Figura 1 da Planta da primeira Sede e a Figura 2 traz a imagem de um quadro doado a todos os sócios fundadores.

                    Figura 2 – Imagem de um Quadro com a imagem da Sede concluída.Acervo do MAHP.



 Publicado no Jornal Folha das Máquinas 29.01.2019

                          CAIXA RURAL (parte 2)


O município de Panambi na década de 1940 estava em pleno desenvolvimento. Na Figura 1 observa-se o centro da cidade, ao sul a Igreja Evangélica Luterana do Brasil, a oeste a Igreja Católica (torre em construção). Visualiza-se vários outros prédios como a primeira Sede alugada da Prefeitura Municipal, na época Subprefeitura, a Casa Comercial Fischer e Franke, a Farmácia Hisserich, o Colégio Evangélico Panambi (prédio inaugurado em 1935), a Tipografia e Livraria Franke (fundos), o palacete da família Franke, o majestoso prédio da Caixa Rural, entre outros. 

       Figura 1-  Foto   Nº 2.049, Centro da Cidade de Panambi – década de 1940. Acervo do MAHP.


A Sociedade Cooperativa de Responsabilidade Ilimitada Caixa Rural de Neu-Württemberg, regida através do sistema Raiffeisen estava em desenvolvimento e com Sede própria (Figura 2). Segundo relatório de 1940 a diretoria e os sócios registraram sua satisfação “essa é a nossa casa, um fundo do nosso trabalho”. Segundo Armin Philipp (2006), o prédio da Caixa Rural abrigou na sobreloja, a família da viúva Diamantino A. Weber, um consultório médico no térreo e uma barbearia.
Leitzke (1956) salientou que da fundação até metade da década de 1950, os membros da diretoria haviam prestado serviços gratuitamente. Na Figura 2 percebe-se que existia inúmeras árvores ao longo da calçada.

                              Figura 2-  Foto Nº 2.067, Caixa Rural de Panambi. Acervo do MAHP.


Publicado no Jornal Folha das Máquinas 01.02.2019


            No ano de 1956, a Caixa Rural completou 25 anos. Foi confeccionado uma lembrança para distribuir conforme Figura 1.

                                                         Figura 1- Lembrança.Acervo do MAHP.

                                     Figura 2 – Prédio da Caixa Rural. Foto Nº 2.243. Acervo do MAHP.
  

          Segundo Frantz, no ano de 1993 foi um dos principais anos da cooperativa. Este foi marcado por grandes mudanças, tanto na estrutura como em nível institucional. Foi realizada a implantação de uma nova campanha de marketing juntamente com a mudança visual proporcionada pela adoção de uma nova sigla – SICREDI – e todas as modificações daí decorrentes em todos os níveis de atuação da Cooperativa para permitir uma maior identidade entre todas as co-irmãs.  Na Figura 2 observa-se que as árvores não estão mais visíveis na paisagem. Houve pintura no prédio e a sigla SICREDI consta na faixa.

                                                     Figura 3 – Livro - Acervo do MAHP

     Entre os colonizadores de Neu-Württemberg já havia alguns com conhecimentos sobre o cooperativismo. Nas páginas 62/63, Franz descreve:  O conhecimento que tinham teve seu ponto de origem na formação histórica do cooperativismo de crédito no Rio Grande do Sul. No município de Panambi, a experiência pioneira do movimento associativo-cooperativo deixou marcas na Comunidade, as quais se expressaram, ao longo das décadas, em novas experiências associativas como Selbstschutz, a União Colonial, a Caixa Rural, a Associação Rural de Panambi, entre outras. Para maior aprofundamento sobre o tema, consulte a obra de FRANTZ, Walter, A história do cooperativismo de crédito em Panambi: uma trajetória de 75 anos. Ijuí. UNIJUÍ, 2006 (Figura 3- Livro- Disponível no MAHP para ser retirado).




               

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Praça Engenheiro Walter Faulhaber

Emancipação de Panambi

Praça Engenheiro Walter Faulhaber -Placa dos Membros da Comissão Emancipacionista -